Iniciativa da ONU pede fim do machismo no Carnaval 2015
Arte: Babi Brasileiro

Notícias

Iniciativa da ONU pede fim do machismo no Carnaval 2015

A iniciativa O Valente não é Violento lança a campanha Neste Carnaval, Liberte-se do Machismo, que busca cativar homens e meninos, convidando-os a combater atitudes machistas no Carnaval de 2015. A mobilização integra a campanha UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres da ONU, em parceria com a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde) e o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), sob coordenação da ONU Mulheres.

A iniciativa O Valente não é Violento ressalta a responsabilidade que os homens têm na eliminação da violência contra as mulheres, e como é possível preveni-la por meio da mudança do comportamento, incentivando relações consensuais e amorosas, o uso de preservativo e o respeito mútuo.

Durante o Carnaval, as mensagens vão circular nas redes do O Valente não é Violento e da ONU Brasil com a #chegademachismo.

Entre as atividades, a ser realizadas de 13 a 17 de fevereiro, serão distribuídos adesivos para homens e meninos nos blocos de rua de São Paulo -nos blocos Tarado Ni Você, Bastardo, Agora Vai, Bloco 77 e Confraria do Pasmado- e em Belo Horizonte -nos blocos Então, Brilha! e Pena de Pavão de Krishna.

A ONG Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde e o ACNUR vão oferecer uma aula para refugiados que vivem na cidade de São Paulo sobre a campanha O Valente não É Violento e o Carnaval, a desconstrução dos estereótipos de masculinidades, direitos sexuais e violência contra as mulheres, para que os homens possam ser multiplicadores da campanha em suas comunidades e ajudem a prevenir a violência sexual e de gênero.

Haverá ainda a realização de um vídeo com entrevistas sobre estereótipos de gênero no Carnaval, com homens que usam fantasias de mulher e de super-homens e jargões machistas, a fim de promover um debate sobre assédio e sobre estereótipos de gênero.

Na campanha, a agência Misto entra com sua experiência em Carnaval. No último ano, a empresa criou o projeto “Existe Carnaval em SP” e passou a cobrir os blocos de rua da cidade por meio do Tumblr que leva o nome da iniciativa.

O Valente não é Violento

Eliminação da violência de gênero – “O Valente não é Violento” é uma iniciativa da campanha UNA-SE Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, do Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que conta com o envolvimento de todas as agências da ONU e é coordenada pela ONU Mulheres. No Brasil, a ação conta com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Tem como objetivo estimular a mudança de atitudes e comportamentos machistas, enfatizando a responsabilidade que os homens devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Desse modo, a juventude da América Latina e do Caribe poderá ter uma vida livre da violência de gênero.

Informações à imprensa:

Amanda Kamanchek Lemos
Coordenadora da Campanha O Valente não é Violento/Nações Unidas (ONU)
Telefone: (61) 3038-9296 | 11 9998 9122
E-mail: amanda.lemos@unwomen.org


Tag's: Notícias Notícia