Valente não é Violento é finalista do 4º Prêmio Avon de Comunicação
Cartaz da campanha O Valente não é Violento.

Notícias

Valente não é Violento é finalista do 4º Prêmio Avon de Comunicação

A iniciativa “O Valente não é Violento”, ação da campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres” desenvolvida no Brasil pelas Nações Unidas sob a liderança da ONU Mulheres em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), é uma das quatro finalistas da categoria Mudança na Comunidade do 4º Prêmio Avon de Comunicação X-Change por um Futuro sem Violência. Na modalidade, a iniciativa brasileira concorre com ações de comunicação desenvolvidas nos Estados Unidos, Quênia e Paquistão, todas voltadas à eliminação da violência contra mulheres e meninas e que envolvam a participação de mulheres e homens, meninas e meninos para desenvolver soluções para enfrentar a violência e a discriminação de gênero.

Única candidatura brasileira, “O Valente não é Violento” tem promovido uma série de ações para estimular a mudança de atitudes e comportamentos machistas, enfatizando a responsabilidade que os homens devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres. A campanha foi lançada em novembro de 2013, durante o Torneio Mundial de Futebol Feminino 2013, em Brasília. Dentre as ações, destacam-se: adesão de times de futebol masculino no Campeonato Brasileiro 2014, sensibilização de torcedores nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol 2014, campanha “Neste carnaval, liberte-se do machismo”, mobilização de universidades contra os trotes sexista racista e homofóbico por meio da adesão da Carta pelo Fim do Trote Violento contra Gênero e Raça e elaboração de currículos pedagógicos para o ensino médio com conteúdos sobre masculinidades, relações de gênero e enfrentamento ao racismo.

Sobre a fase final da premiação, a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, destaca o reconhecimento da iniciativa “O Valente não é Violento”, desenvolvida na América Latina e Caribe em suporte à campanha do Secretário-Geral da ONU “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres”, que se iniciou em 2008 para mobilizar diversos setores da comunidade internacional para a causa da eliminação da violência de gênero. “O Valente não é Violento” é uma criação probono da agência de publicidade mexicana El Recreo, a qual, sob a coordenação da campanha UNA-SE na América Latina, desenvolveu estratégias para comunicar diretamente com homens e meninos, a fim de engajá-los na reflexão sobre masculinidades, desconstrução de estereótipos de gênero e mobilização para prevenção e eliminação da violência de gênero.

“Essa iniciativa reúne os melhores esforços de parceiras e parceiros que adotaram o compromisso de se posicionar publicamente contra a violência de gênero e atuar em grupos específicos em apoio às mulheres e meninas para que o machismo seja enfrentado e prevenido. No Brasil, o Valente centra a sua energia na mobilização de homens adultos e jovens, atletas e eventos esportivos, escolas e universidades”, explica Nadine Gasman.

Com cerca de 400 candidaturas, apresentadas por 146 organizações de 42 países, a premiação seleciona ações de comunicação em outras quatro modalidades: campanha de inovação, quebrando o silêncio, excelência em comunicação de governos e excelência global em comunicação. Cada uma das quatro categorias dispõe de quatro finalistas num total de 20 iniciativas, realizadas em 15 países: Afeganistão, África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Camboja, Canadá, Estados Unidos, Haiti, Nepal, Nova Zelândia, Paquistão, Quênia, Reino Unido e Uganda. O resultado final será anunciado pela Avon na próxima segunda-feira (30/3).

 


Tag's: Notícias Notícia