Concurso

Participe do Concurso de Vídeos de 1 Minuto O Valente não é Violento

Concurso de Vídeos de 1 minuto “O Valente Não É Violento”

Tema: Igualdade de Gênero Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres?

Se você é estudante do Ensino Médio ou é profissional audiovisual, inscreva-se no Concurso de Vídeos de 1 minuto O Valente Não É Violento, com direito a ter seu vídeo exibido durante os 16 Dias de Ativismo no site da ONU Mulheres – a entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.

Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Leia mais sobre o Tema do Concurso e exercite sua reflexão e imaginação
  2. Leia o Regulamento do Concurso
  3. Crie seu vídeo (pode ser um minidocumentário, uma ficção, uma animação, uma sequência de fotos, textos ou desenhos, uma matéria jornalística etc)

Obs: Caso você tenha menos de 18 anos, serão necessários o preenchimento e assinatura de Autorização do (da) Responsável (veja item 5, abaixo) pelo seu pai, mãe ou responsável legal para que você possa participar deste concurso.

  1. Suba seu vídeo no Youtube. Lembre-se: ao fazê-lo você também deverá atender às regras do Youtube, além daquelas aqui presentes.
  2. Baixe a sua Ficha de Inscrição Categoria Profissional ou a Ficha de Inscrição Categoria Amadora e a preencha por completo (se você tiver menos de 18 anos, veja item 3, acima).
  1. Envie sua Ficha de Inscrição preenchida para o e-mail: concurso.valente@unwomen.org, até o dia 30 de setembro de 2016.

Participe e ajude a sociedade a refletir sobre como o mundo poderia ser sem as imposições sociais em relação aos comportamentos esperados de homens e mulheres.

 

TEMA

Desde 1979, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW, na sigla em inglês), das Nações Unidas, obriga os países a trabalharem para eliminar todos os estereótipos relacionados aos papeis e funções das mulheres e dos homens em todos os aspectos da sociedade.

O Valente não é Violento é uma iniciativa da ONU que tem como objetivo estimular a mudança de atitudes e comportamentos dos homens, enfatizando a responsabilidade que devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Desse modo, a juventude da América Latina e do Caribe poderá ter uma vida livre da violência machista.

A iniciativa convida as pessoas a repensar e transformar os estereótipos, ou seja, as ideias pré-concebidas dos papéis sociais denominados femininos ou masculinos e das crenças sobre o que as mulheres e os homens devem ser ou fazer. Em nossa sociedade, existe uma série de estereótipos de gênero –papeis sociais atribuídos a homens e mulheres- que são danosos e restringem a escolha e liberdade de cada um. Ao nascer, meninos e meninas são orientados a exercer papeis e se a comportar de determinada maneira. Isso acontece com a escolha da profissão, a expressão de sentimentos, o cuidado com os filhos e com a casa, as possibilidades de carreira no mercado de trabalho, entre outros.

O Valente não é Violento quer contribuir para a erradicação das práticas culturais danosas e dos comportamentos prejudiciais às mulheres e meninas gerados por pressões de grupos sociais machistas.

Neste concurso, propomos a seguinte reflexão Igualdade de Gênero Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres?

Que tal compartilhar sua visão com outras pessoas?

Para se inspirar, você pode acessar os conteúdos sugeridos:

- Vídeo de campanha da Always, Like a Girl:

 https://www.youtube.com/watch?v=VhB3l1gCz2E

- Vídeo do Instituto Promundo – When Men Change:

 https://www.youtube.com/watch?t=217&v=DXaFRrl-l70

Produza um vídeo de até 1 (um) minuto sobre o tema (pode ser um minidocumentário, uma ficção, uma animação, uma sequência de fotos, textos ou desenhos, uma matéria jornalística etc) e participe do “Concurso de Vídeos de 1 minuto: O Valente Não É Violento”.

Leia abaixo o Regulamento e saiba como participar.

 

REGULAMENTO


Concurso de Vídeos de 1 minuto “O Valente Não É Violento” 


Sob a coordenação da ONU Mulheres, é lançado o Concurso de Vídeos de 1 minuto “O Valente Não É Violento”: Igualdade de Gênero Imagine - Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres, voltado para a elaboração de vídeos de curta duração.

s de comunicação de um modo geral e não podem ter sido inscritas em concursos anteriores.

 

1.5 As obras devem ser dirigidas ao público em geral, com classificação etária livre, de acordo com os critérios da Portaria nº 1.220/2007, publicada pelo Ministério da Justiça.

 

1.6 Não serão consideradas válidas as inscrições de vídeos que fujam ao tema proposto (Igualdade de Gênero – Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres reflita sobre a construção dos estereótipos de gênero em nossa sociedade, seus impactos sobre a vida de mulheres, meninas, homens e meninos).


1.7 É vetada a inscrição de vídeos com conteúdo promocional, político-partidário, de caráter ofensivo, discriminatório, com conteúdo sexual, com sugestão de atividade ilegal, que incentive agressão contra pessoas, animais ou meio ambiente.


1.8 Para concorrer no presente concurso, a/o participante deverá produzir o vídeo em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento com um mínimo de resolução e nitidez suficiente que permitam ao espectador/a visão clara do vídeo (câmera de vídeo, câmera de foto digital, sequências de fotos, câmera de celular, animação feita no computador etc.).


1.9 O vídeo pode pertencer a qualquer gênero audiovisual (documental, ficcional, jornalístico, animação, etc.).

 

2. INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de setembro de 2016, via internet, pelo email concurso.valente@unwomen.org. Serão desclassificadas as inscrições e/ou vídeos enviados/postados após esse prazo.

 

2.2 A/o candidata/o deverá postar seu vídeo no site de carregamento de arquivos do Youtube (www.youtube.com), em formato MOV, AVI, MPEG ou WMV, com resolução mínima de 720 x 480 pixels, com Licença e Propriedade de Direitos em Creative Commons.

 

2.3 A/o participante deverá preencher obrigatoriamente todos os campos da ficha de inscrição, disponível online no site oficial do concurso (www.ovalentenaoeviolento.org.br), incluindo o link do arquivo do vídeo no Youtube no campo correspondente da ficha de inscrição. O não preenchimento correto da ficha de inscrição inabilitará automaticamente a inscrição da obra.

 

2.4 A ficha de inscrição completa deve ser enviada para o e-mail concurso.valente@unwomen.org com o assunto Concurso: O Valente Não É Violento.

 

2.5 Ao enviar a ficha de inscrição, a/o participante (assim como a/o mãe, pai ou responsável legal dos participantes menores de 18 anos) declarará sua concordância com os termos deste Regulamento.

 

2.6 Podem participar do concurso:


Categoria Amadora: Estudantes do Ensino Médio regularmente matriculadas/os em escolas públicas ou particulares brasileiras, menores ou maiores de 18 anos.
 

Categoria Profissional: Profissionais que trabalhem no mercado audiovisual.

 

2.7 A premiação é individual. Na hipótese de obra realizada por dupla, trio ou equipe, deverá ser indicada/o uma/um representante, identificada/o na ficha de inscrição como autora/or responsável pela obra e que receberá o prêmio. Os nomes de todas/os as/os integrantes do grupo representado deverão ser mencionados na ficha de inscrição, em campo específico, e nos créditos de acordo com o item 1.2 deste Regulamento.

 

2.8 As obras deverão ter sido postadas na íntegra no ato da inscrição, pois a organização do Concurso fará o download da obra e não serão admitidas alterações ou complementações posteriores à inscrição.

 

2.9 Não serão consideradas inscrições apresentadas de forma diversa da descrita nos termos deste Regulamento.

 

3 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

3.1 Será escolhido pela Comissão Julgadora (veja item 4 deste Regulamento, abaixo) 1 (um) vídeo vencedor para a Categoria Amadora e 1 (um) vídeo vencedor para a Categoria Profissional. Será escolhido mais 1 (um) vídeo na Categoria Amadora pelo Júri Popular, que premiará a obra mais votada pela internet. A votação dos vídeos da categoria Amadora deverá ser feita através da página da iniciativa O Valente não é Violento no Facebook: www.facebook.com/ovalentenaoeviolento. A categoria “Júri Popular” premiará os vídeos que receberem maior quantidade de “curtidas” na página www.facebook.com/ovalentenaoeviolento. A ONU Mulheres se responsabilizará por publicar os links dos vídeos competidores na página, de 10 de outubro a 30 de outubro de 2016. Neste período, qualquer pessoa, com exceção da Comissão Julgadora do concurso, poderá votar a favor de seu vídeo favorito. No total, serão 3 (três) vídeos premiados.

 

3.2 As obras inscritas serão analisadas pela Comissão Julgadora de acordo com os seguintes critérios gerais, sendo o valor máximo de cada um igual a 10 (dez) pontos e o mínimo igual a 0 (zero) ponto:

a)     Adequação aos objetivos do tema (Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres) reflita sobre a construção dos estereótipos de gênero em nossa sociedade, seus impactos sobre a vida de mulheres, meninas, homens e meninos.

b)    Contribuição para o fomento e discussão do tema proposto (Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres) reflita sobre a construção dos estereótipos de gênero em nossa sociedade, seus impactos sobre a vida de mulheres, meninas, homens e meninos.

c)    Originalidade;

d)    Criatividade;

 

3.3 Havendo empate entre a nota final das obras, o desempate será dado pela nota obtida em cada um dos critérios de avaliação, na ordem apresentada no item 3.2:

a) Maior nota no critério da alínea “a”;

b) Maior nota no critério da alínea “b”;

c) Maior nota no critério da alínea “c”.

d) Maior nota no critério da alínea “d”.

 

3.4 Persistindo o empate, caberá à Comissão Julgadora, por maioria absoluta, estabelecer o desempate.

 

3.5 O “Júri Popular” premiará o vídeo da Categoria Amadora que receber maior quantidade de “curtidas” na página do Facebook “O Valente Não É Violento(www.facebook.com/ovalentenaoeviolento) de 10 de outubro a 30 de outubro de 2016. As/Os participantes da Categoria Amadora poderão pedir votos em suas redes sociais pessoais (Facebook, Youtube, Twitter e quaisquer outras que estejam interligadas ao Facebook).

 

3.6 Mesmo que a obra seja realizada em duplas, trios ou grupos maiores, será premiada/o apenas a/o autor/a principal de cada vídeo, cujos dados estejam no campo “Autor principal” da ficha de inscrição.


4. COMISSÃO JULGADORA

4.1 Será constituída Comissão Julgadora composta por 5 pessoas, compreendendo funcionárias/os das agências da ONU Brasil, que não sejam participantes do concurso e/ou tenham qualquer relação de parentesco como a autora ou o autor  do vídeo.

 

4.2 Nenhum integrante da Comissão Julgadora poderá ter parentesco em linha reta ou colateral até o quarto grau com as/os participantes do concurso.

 

4.3. O integrante da Comissão Julgadora que possuir parentesco com qualquer participante, nos termos do item 4.2, acima, deverá revelar tal fato imediatamente aos outros membros da Comissão e não poderá votar em nenhum quesito relativo à obra daquele participante.

 

4.4 As decisões da Comissão Julgadora serão estabelecidas pela maioria absoluta dos votos de seus membros.

 

5. JULGAMENTO

5.1 Encerrado o período de inscrições estabelecido neste regulamento, a Comissão Julgadora realizará a seleção dos melhores trabalhos. O resultado será divulgado na data esperada de 20 de novembro a 10 de dezembro de 2016, no site do concurso. Eventuais alterações de tal data serão disponibilizadas também no site do concurso.

 

5.2 A ONU Mulheres notificará por e-mail e por telefone, as/os autoras/es das obras escolhidas. A ONU Mulheres não se responsabiliza por quaisquer informações incorretas prestadas pelo participante no formulário nem tampouco se obriga a buscar outras formas de contato daquelas aqui estabelecidas e fornecidas, exclusivamente, no formulário de inscrição. Caso não seja possível contatar a/o autora/or no prazo de 05 (cinco) dias úteis, o trabalho será desclassificado e a/o próxima/o colocada/o será notificada/o, seguindo a ordem de classificação.


6. PREMIAÇÃO

6.1 Os trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora terão seus links no Youtube disponibilizados nas redes de comunicação da ONU Brasil, da ONU Mulheres, da iniciativa O Valente Não É Violento e de agências do Sistema das Nações Unidas, no Brasil e em outros países e/ou em eventos organizados por estas mesmas instituições.


6.2 Serão selecionadas/os três ganhadoras/es diferentes:

a) Será selecionada/o pela Comissão Julgadora uma/um ganhadora/or da Categoria Profissional.

b) Será selecionada/o pela Comissão Julgadora uma/um ganhadora/or da Categoria Amadora.

c) Será selecionada/o uma/um ganhadora/or pelo Júri Popular, por meio de votação no Facebook, na FanPage O Valente Não É Violento.

 (www.facebook.com/ovalentenaoeviolento)

 

6.3 Os prêmios consistirão em:

Troféu para as/os vencedoras/es da Categoria Profissional e da Categoria Amadora (Comissão Julgadora e Júri Popular) e exibição dos vídeos vencedores no site da ONU Mulheres e da iniciativa O Valente não é Violento durante os 16 Dias de Ativismo, de 20 de novembro a 10 de dezembro de 2016.

 

6.4 A ONU Mulheres não se responsabilizará por despesas relativas a passagens aéreas, hospedagem, visto, seguro saúde, seguro viagem, de responsabilidade integral dos vencedores, e quaisquer compras realizadas em função da viagem.

 

7.  RESPONSABILIDADE DA/O AUTORA/OR DA OBRA
7.1 Ao enviar sua inscrição para o
Concurso de Vídeos de 1 minuto “O Valente Não É Violento”: Igualdade de Gênero – Igualdade de Gênero Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres, a/o autora/or da obra e sua/seu responsável legal - em caso de autoras/es menores de 18 anos -  declaram que a/o autora/or da obra é a/o proprietária/o ou a/o possuidora/or de todas as licenças e direitos necessários para a exibição do vídeo, incluindo, mas não se limitando a:


a) Direitos de uso de imagem e som de pessoas, lugares ou coisas que apareçam no vídeo;


b) Direitos de músicas usadas como trilha sonora ou incidental no vídeo;


c) Direito de textos que apareçam no vídeo;


d) Direito de roteiro do vídeo, direito ou licença de textos que tenham servido de inspiração para o vídeo;


e) Direito de imagens de arquivo que apareçam no vídeo;


f) Direito de patentes ou licença para uso de informações de terceiros;


g) Ou quaisquer outros direitos autorais que possam impedir ou violar a exibição comercial ou não comercial do vídeo.

 

7.2 A/o participante se compromete a:

 

  1. Não enviar nenhum vídeo contendo imagens ou sons vulgares, difamatórios, preconceituosos, pornográficos ou que desrespeitem este Regulamento, os termos de uso e outros pertinentes do Youtube e a legislação local vigente e pertinente à matéria;


b) Não violar a privacidade de terceiros, nem desrespeitar terceiros por razões de raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, classe social, profissão, ou qualquer outra.


c) Não copiar ou arquivar os vídeos de outros usuários do serviço sem autorização de seus titulares.

 

8. INDENIZAÇÃO

8.1 A/o participante concorda em isentar a ONU Brasil, a ONU Mulheres, demais agências do Sistema das Nações Unidas e demais parceiros envolvidas nesta iniciativa, de quaisquer perdas e danos advindos do desrespeito do Regulamento deste concurso, ou de perdas e danos decorridos de qualquer tipo de violação legal gerada pelo(s) vídeo(s) enviado(s).


8.2 A/o participante deverá indenizar por perdas e danos a quem reclamar, além de indenizar a ONU Brasil, a ONU Mulheres, demais agências do Sistema das Nações Unidas e demais parceiros envolvidas nesta iniciativa, pelos danos causados.


9. Privacidade

9.1 A/o participante está ciente e concorda que os vídeos enviados para Concurso de Vídeos de 1 minuto “O Valente Não É Violento”: Igualdade de Gênero Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres passarão a ser públicos, tendo em vista a natureza da plataforma do Youtube.

 

10 DIREITOS AUTORAIS E DIREITO DE IMAGEM

10.1 Os participantes, desde já, autorizam que os vídeos participantes do Concurso de Vídeos de 1 minuto “O Valente Não É Violento”: Igualdade de Gênero Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres terão seus respectivos links no Youtube veiculados, gratuitamente, pelo Sistema das Nações Unidas no Brasil e no mundo e parceiros desta iniciativa pelo tempo em que o autor o disponibilizar no Youtube, independentemente de autorização, para fins educativos e/ou para divulgação da iniciativa O Valente Não É Violento.

 

10.2 Ao se inscrever no Concurso de Vídeos de 1 minuto “O Valente Não É Violento”: Igualdade de Gênero Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres, a/o participante declara a inexistência de plágio da obra inscrita, bem como garante ter a autorização de terceiros que porventura tenham direitos conexos sobre a produção artística, responsabilizando-se, inclusive, por eventuais reivindicações quanto ao uso não autorizado, indenizando as instituições constantes no item 8.1, quando for o caso.

 

 

11 PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES

11.1 As Nações Unidas, suas agências, fundos e programas gozam dos privilégios e imunidades necessários ao cumprimento de seu mandato no país. Tais privilégios são consubstanciados nos seguintes tratados assinados com o Governo do Brasil: a Convenção sobre os Privilégios e Imunidades das Nações Unidas e a Convenção sobre os Privilégios e Imunidades das Agências Especializadas das Nações Unidas, ambas incorporadas, sem reservas, ao ordenamento jurídico brasileiro.

 

11.2 Nada neste Regulamento, ou a ele relacionado, deverá ser considerado desistência, expressa ou tácita, dos privilégios e imunidades das Nações Unidas e de suas Agências Especializadas, os quais ficam, desde já, expressamente ressalvados.

 


12.  DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 Os vídeos vencedores serão amplamente divulgados pelos sistemas de comunicação da ONU Brasil, da ONU Mulheres, demais agências do Sistema das Nações Unidas, da iniciativa O Valente Não É Violento no Brasil e em outros países, dos demais parceiros e pela imprensa em geral, nos moldes aqui descritos.

 

12.2 O resultado do concurso será publicado no site oficial www.ovalentenaoeviolento.org.br.


12.3 A inscrição efetuada neste concurso implica total aceitação dos termos deste Regulamento.

 

12.4 A inobservância das normas estabelecidas neste Regulamento, constatada a qualquer tempo, implicará na eliminação da participação.

 

12.5 A decisão da Comissão Julgadora será soberana, não se admitindo contra ela nenhum recurso.

 

12.6 O presente Regulamento ficará à disposição dos interessados na página eletrônica do Concurso: www.ovalentenaoeviolento.org.br.

 

12.7 O e-mail concurso.valente@unwomen.org também ficará disponível para esclarecimentos que se fizerem necessários. Nesse sentido, a ONU Mulheres informa que não serão respondidos questionamentos cuja resposta pode ser alcançada nos termos deste edital.

 

 


Tag's: Nenhuma tag relacionada