Concurso de Vídeos O Valente não é Violento

Notícias

Concurso de Vídeos O Valente não é Violento

Tema: Igualdade de Gênero Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres?

Se você é estudante do Ensino Médio ou é profissional de audiovisual, inscreva-se no Concurso de Vídeos de 1 minuto O Valente Não É Violento, com direito a ter seu vídeo exibido durante os 16 Dias de Ativismo no site da ONU Mulheres – a entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.

Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Leia mais sobre o Tema do Concurso e exercite sua reflexão e imaginação
  2. Leia o Regulamento do Concurso
  3. Crie seu vídeo (pode ser um minidocumentário, uma ficção, uma animação, uma sequência de fotos, textos ou desenhos, uma matéria jornalística etc)

Obs: Caso você tenha menos de 18 anos, serão necessários o preenchimento e assinatura de Autorização do (da) Responsável (veja item 5, abaixo) pelo seu pai, mãe ou responsável legal para que você possa participar deste concurso.

  1. Suba seu vídeo no Youtube. Lembre-se: ao fazê-lo você também deverá atender às regras do Youtube, além daquelas aqui presentes.
  2. Baixe a sua Ficha de Inscrição Categoria Profissional ou a Ficha de Inscrição Categoria Amadora e a preencha por completo (se você tiver menos de 18 anos, veja item 3, acima).
  1. Envie sua Ficha de Inscrição preenchida para o e-mail: concurso.valente@unwomen.org, até o dia30 de setembro de 2016.

Participe e ajude a sociedade a refletir sobre como o mundo poderia ser sem as imposições sociais em relação aos comportamentos esperados de homens e mulheres.

 

TEMA

Desde 1979, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW, na sigla em inglês), das Nações Unidas, obriga os países a trabalharem para eliminar todos os estereótipos relacionados aos papeis e funções das mulheres e dos homens em todos os aspectos da sociedade.

O Valente não é Violento é uma iniciativa da ONU que tem como objetivo estimular a mudança de atitudes e comportamentos dos homens, enfatizando a responsabilidade que devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Desse modo, a juventude da América Latina e do Caribe poderá ter uma vida livre da violência machista.

A iniciativa convida as pessoas a repensar e transformar os estereótipos, ou seja, as ideias pré-concebidas dos papéis sociais denominados femininos ou masculinos e das crenças sobre o que as mulheres e os homens devem ser ou fazer. Em nossa sociedade, existe uma série de estereótipos de gênero –papeis sociais atribuídos a homens e mulheres- que são danosos e restringem a escolha e liberdade de cada um. Ao nascer, meninos e meninas são orientados a exercer papeis e se a comportar de determinada maneira. Isso acontece com a escolha da profissão, a expressão de sentimentos, o cuidado com os filhos e com a casa, as possibilidades de carreira no mercado de trabalho, entre outros.

O Valente não é Violento quer contribuir para a erradicação das práticas culturais danosas e dos comportamentos prejudiciais às mulheres e meninas gerados por pressões de grupos sociais machistas.

Neste concurso, propomos a seguinte reflexão Igualdade de Gênero Imagine: Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres?

Que tal compartilhar sua visão com outras pessoas?

Para se inspirar, você pode acessar os conteúdos sugeridos:

- Vídeo de campanha da Always, Like a Girl:

 https://www.youtube.com/watch?v=VhB3l1gCz2E

- Vídeo do Instituto Promundo – When Men Change:

 https://www.youtube.com/watch?t=217&v=DXaFRrl-l70

Produza um vídeo de até 1 (um) minuto sobre o tema (pode ser um minidocumentário, uma ficção, uma animação, uma sequência de fotos, textos ou desenhos, uma matéria jornalística etc) e participe do “Concurso de Vídeos de 1 minuto: O Valente Não É Violento”.

Leia o Regulamento e saiba como participar.


Tag's: Notícia Notícias