Divulgue

Violência contra mulheres e meninas

A violência contra mulheres e meninas é uma das violações mais generalizadas dos Direitos Humanos. As Nações Unidas definem a violência contra as mulheres como “todo ato de violência baseado no fato de a vítima pertencer ao sexo feminino e que tenha ou possa ter como resultado um dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico para a mulher, assim como as ameaças de tais atos, a coação ou privação arbitrária da liberdade, tanto na vida pública como na vida privada”.
 
Trata-se de um fenômeno universal, que ocorre em todos os países, independentemente de seus níveis de desenvolvimento ou de escolaridade ou de o fato de os países estarem em conflito ou serem politicamente estáveis.
 
A violência se expressa de muitas formas, que podem ir desde insultos, humilhações, intimidações, controle sobre amizades ou redes sociais, beliscões, tapas, socos, até assassinato.
 
Além da violência cometida por parceiros, a violência contra as mulheres e meninas ainda inclui: o tráfico de mulheres; a mutilação genital feminina e outras práticas nocivas; a violência sexual em geral e em conflitos; o casamento forçado ou em idades precoces; a gravidez forçada; a violência contra as e os defensores dos direitos humanos das mulheres; e os assassinatos por motivos de gênero.

Tag's: Violência Mulheres