Divulgue

É possível eliminar a violência contra as mulheres e meninas?

Sim, é possível. A violência contra as mulheres e meninas não é inevitável. Ela está profundamente arraigada em valores que promovem a desigualdade de poder entre homens e mulheres em todos os níveis da sociedade. Se mudarmos esses valores e estereótipos, podemos erradicá-la.
 
Os estereótipos são uma ideia preconcebida, generalizada de atributos ou características sobre o que homens e mulheres devem ser ou fazer. Estes comportamentos profundamente enraizados em nossas culturas estão baseados em relações de poder em que as mulheres se mantém em um lugar de subordinação em relação aos homens e esta é a base das desigualdades de gênero, da discriminação das mulheres e, como consequência, da violência que se exerce contra elas.
 
Normas internacionais como a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW) e normas regionais como a Convenção Interamericana para prevenir, sancionar e erradicar a violência contra a mulher, conhecida como Convenção de Belém do Pará, obrigam os Estados a eliminar todo conceito estereotipado dos papeis masculino e feminino

Tag's: Violência Mulheres